Sabe o que é o Marketing Mix?

25-09-2021

O Marketing Mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas de um produto ou serviço. O seu principal objetivo é gerar o desejo de compra no consumidor. O mix de marketing apresenta-se como uma solução para diversos problemas e auxilia na diminuição de custos, aumento das vendas, manutenção dos recursos e otimização de processos.

Os 4 pilares do Marketing Mix:

  • Produto
  • Preço
  • Distribuição
  • Comunicação

O Produto é tudo aquilo que satisfaz um desejo ou necessidade do consumidor e é constituído por 4 componentes: a marca, os serviços, a embalagem e a ideia do produto. Investir no produto e na sua imagem é um dos pilares essenciais no mix de marketing. A arte de entender o que o consumidor deseja e procura é a ferramenta essencial para conseguir o sucesso desejado, estar sempre preparado para novas estratégias de atrair os consumidores fazendo com que os produtos sejam necessários e desejados para a vida do consumidor.

O segundo pilar do mix de marketing, o Preço, é um dos mais importantes para a sua estratégia. Não apenas por estar ligado aos lucros e à capacidade de investimento do negócio, mas por ser responsável pela visão que o público tem do seu produto. Muitas vezes, os consumidores não se importam de pagar mais caro por um produto ou serviço se ele tiver valor agregado e vantagens significativas.

São dois os fatores que determinam o preço: a procura (lei da procura e da oferta) e a estrutura de custos (todos os custos inerentes ao produto e a margem de lucro que pretende obter na sua venda).

A forma como é estabelecido o preço de um produto na sua fase de lançamento no mercado, deve naturalmente ter em conta os objetivos estratégicos da empresa, as próprias características desse mesmo produto e as características dos elementos que constituem os segmentos de mercado que se pretende atingir.

A estratégia de penetração no mercado consiste basicamente na fixação de um preço reduzido inicial no sentido de tornar possível uma rápida e profunda aceitação do produto em causa no mercado.

Assim sendo, os objetivos normalmente subjacentes a esta estratégia são os seguintes: atingir uma elevada participação do mercado face ao produto, contribuir para o alargamento do próprio mercado tornando o produto atrativo em termos de preço, limitar ou evitar a entrada de novos concorrentes e maximizar o volume de produção.

Quando está em causa o lançamento de um novo produto no mercado, e mais especificamente quando esse produto é visto pelos potenciais compradores como inovador, é bastante frequente as empresas utilizarem a chamada estratégia de desnatação.
A estratégia de desnatação de mercado consiste assim no estabelecimento, para um novo produto inovador, de um preço elevado (particularmente tendo em conta os custos de produção) durante o primeiro período do respetivo ciclo de vida.

A Distribuição baseia-se nos canais utilizados para a disponibilização do produto no mercado. Os canais de distribuição no marketing são os meios pelos quais os produtos de uma empresa são direcionados ao seu consumidor final. É a forma como o produto chega ao cliente e, por isso, abrange os pontos de venda, os distribuidores, o local de armazenamento.

É importante definir com clareza os canais de distribuição do seu produto para que o consumidor os encontre de forma rápida, prática e sem dificuldades.

A Comunicação está relacionada com a divulgação do produto. Diz respeito às estratégias de comunicação que irá desenvolver para dar a conhecer o seu produto/serviço ao seu público-alvo.

Aqui são definidos os canais nos quais irá comunicar as vantagens e os atributos do seu produto e, por isso, deve conhecer bem o perfil do destinatário da sua mensagem e garantir que a mesma é clara e relevante.

É a comunicação que irá informar e persuadir os consumidores e associar a ideia de que o seu produto satisfaz uma determinada necessidade, cria e transmite uma emoção. 

Projecto realizado por Paula Ferreira no âmbito de acção de formação IEFP
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