Marketing e as Redes Sociais

14-10-2021

Atualmente, a informação e os processos de comunicação assumem um papel fundamental enquanto instrumentos estratégicos de gestão empresarial, uma vez que é através destes instrumentos que as organizações desenvolvem funções, tomam decisões, estabelecem contactos com clientes, fornecedores e parceiros, ou seja, permite-lhes desenvolver novas estratégias de negócios e alcançar uma maior competitividade. Por outro lado, existe uma interação entre a comunicação e o marketing. O desenvolvimento de um bom plano de marketing é essencial à sobrevivência e ao sucesso da organização.

A comunicação empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, a necessidade de trabalhar com diferentes públicos (portanto diferentes conteúdos, discursos ou linguagens), o aumento da concorrência, a segmentação dos media e a introdução acelerada das novas tecnologias.

Desde que as Redes Sociais começaram a fazer parte das nossas vidas, a forma como as empresas comunicam mudou substancialmente. Existe a preocupação e necessidade constante para criar um conteúdo de comunicação empático e assertivo com o intuito de satisfazer as necessidades, desejos e preocupações dos seus clientes.

Contudo não basta estar presente nas Redes Sociais, é necessário criar valor, interagir, comunicar, partilhar e apresentar conteúdo relevante aos seguidores para criar e trabalhar esta relação.

Devemos aplicar um funil de criação de conteúdo a tudo o que fazemos nas redes sociais. A ideia é atrair clientes que ao ter um primeiro contacto com o nosso site ou página nas redes sociais se apercebam que necessitam resolver uma dor ou problema. Para isso, podemos usar posts interessantes com conteúdos leves, claros e objetivos. Este é o momento da jornada, em que o cliente descobre que tem um problema que pode ser resolvido por nós e vai demonstrar interesse em saber mais e em saber quem nós somos.

Estes potenciais consumidores convertem-se assim em leads. Este processo consiste em transformardesconhecidos que estão interessados no contexto da empresa em conhecidos, através da produção de conteúdos relevantes o suficiente, para que essas pessoas decidam espontaneamente entregar os seus dados e informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone), dando início a um relacionamento onde haja troca simultânea de valor.

Não podemos esquecer que atualmente as Redes Sociais são o nosso cartão de visita, os nossos conteúdos devem ser interessantes, atrativos e interativos para criar uma experiência personalizada e perceber quais os interesses e necessidades de cada um e desta forma adequar o nosso conteúdo. Devemos demonstrar empatia, e disponibilidade para ajudar.

Ao interagir, seja através de respostas nos comentários de um post ou através de uma newsletter, criam-se relações de confiança e segurança com quem está do outro lado, que recebe conteúdo de valor em troca da confiança que depositou em nós quando nos facultou os seus dados e permite-nos ajudar potenciais clientes em situações especificas.

Todo este esforço em atrair e interagir facilita o processo de conversão e permite fidelizar e satisfazer clientes. O objetivo é oferecer a melhor experiência possível para que o cliente fidelizado se torne um promotor da marca. Desta forma é preciso conhecer o cliente, identificar as suas características, necessidades e desejos e utilizar essas informações para estabelecer um elo de confiança, criar facilidades e soluções. 

Projecto realizado por Paula Ferreira no âmbito de acção de formação IEFP
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora