A importância de um bom Plano de Marketing

Atualmente ainda existem muitas empresas que insistem no mesmo erro: não definir uma estratégia!
A peça chave para o sucesso é o planeamento. Sem uma estratégia sólida, ninguém sabe ao certo o que quer alcançar nem como chegar aos resultados.
Apesar de muitas vezes mal compreendido e pouco usado, o plano de marketing funciona como uma bússola que guia a empresa sob condições de incerteza e variáveis incontroláveis.
Cada vez mais a tecnologia acelera o ritmo das inovações, e a era digital tem favorecido a criação de diversos novos produtos e serviços, estimulando o fluxo da dinâmica competitiva.
Com um Plano de Marketing consegue antecipar as decisões a tomar, definir as estratégias mais eficazes e minimizar riscos. O Plano de Marketing funciona como um guia para alcançar os objetivos e contribuir para o crescimento da empresa.
Mas não pode ser apenas um documento esquecido na gaveta - é preciso colocá-lo em prática no dia a dia.
Mas afinal para que serve um Plano de Marketing?
O Plano de Marketing tem por finalidade orientar as estratégias da empresa, de forma a obter maior eficiência, eficácia e efetividade nas atividades de marketing. Um plano de marketing eficaz orienta as empresas de forma assertiva na conquista de clientes e mercados, direciona as atividades da empresa em busca de resultados, lucros, crescimento e desenvolvimento.
Existem diferentes categorias de planos. Os mais usuais são:
Plano de Marketing da Empresa (Estratégico)
• A estratégia de uma empresa é um aspeto fundamental no âmbito do seu processo global de gestão, na medida em que define um conjunto de parâmetros fundamentais que definem o seu futuro a médio e longo prazo (3 a 5 anos), devendo ser revisto e prolongado ano após ano.
Plano de Marketing do Produto (Operacional)
• O Marketing Operacional é a etapa em que tudo aquilo que estava no "papel" é colocado em prática. Enquanto o Marketing Estratégico é a definição e a elaboração da estratégia e tudo o que envolve a mesma, o Marketing Operacional é a vertente que coloca em vigor essa estratégia previamente definida.
Esta vertente do Marketing tem um horizonte de atuação de curto prazo, com planos geralmente feitos para 1 ano e é focalizado nas ações necessárias para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing.
Como elaborar um plano de marketing?
As decisões tomadas são os pilares de todas as suas ações. É de salientar que todas as decisões tomadas têm que estar em sintonia com o objetivo principal da empresa.
Para tomar essas decisões é necessário definir as etapas e os respetivos resultados esperados, determinar os recursos que serão destinados para essas atividades, as equipas e empresas responsáveis e as alternativas para lidar com possíveis falhas ou cortes de numerário.
É necessário efetuar um planeamento inicial, que consiste em reunir e discutir uma série de estudos e análises a respeito do negócio e do mercado e, por conseguinte, avaliar a expectativa do público para um novo produto, serviço ou ação de comunicação.
Deste estudo fazem parte a Análise SWOT, uma metodologia usada para verificar as vantagens e carências de uma empresa face à sua concorrência e a análise PESTEL, um instrumento que permite avaliar mudanças políticas, económicas, socioculturais, tecnológicas, ecológicas e legais no contexto empresarial.
A análise PESTEL identifica o impacto que o ambiente externo pode ter na empresa, produtos comercializados ou serviços disponibilizados. A análise SWOT possibilita a avaliação dos fatores internos e externos da empresa, por sua vez a análise PESTEL apenas considera os aspetos exteriores, mas de uma forma mais abrangente.
Portanto, a melhor abordagem é utilizar as duas ferramentas de análise: proceder a uma análise PESTEL e usar a informação recolhida nas Oportunidades e Ameaças da análise SWOT.
Os 4 P's do Marketing Mix (um conjunto de ferramentas, ações e estratégias adotadas por uma empresa para promover um produto ou um serviço) servem assim para colocar a empresa no mercado, de acordo com o posicionamento que a mesma deseja alcançar. Por isso, as definições de Preço, Distribuição, Produto e Comunicação são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Preço: Usa como base o comportamento do consumidor para considerar o que ele pensa, necessita e deseja e, com isso, conseguir criar abordagens compatíveis com cada uma das suas etapas do processo de compra.
Distribuição: Refere-se aos canais de distribuição e aos pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É através da distribuição que se define como o produto chegará até o consumidor, envolvendo decisões de: Canais de distribuição e Pontos de venda.
Produto: O produto é a base da existência das empresas. É o produto que satisfaz as necessidades dos consumidores e oferece benefícios.
Comunicação: A Comunicação refere-se às estratégias para estimular a procura pelo produto junto do público-alvo, envolvendo decisões de: Redes sociais, Merchandising, Publicidade e Relações-Públicas.
E o seu Plano de Marketing? Como está?